top of page
NOTÍCIAS & ARTIGOS

Supremo aprova súmula que determina regime aberto para tráfico privilegiado

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, em 12 de Maio, nova súmula vinculante que determina regime aberto para tráfico privilegiado.


O novo enunciado foi aprovado com a seguinte redação: “É impositiva a fixação do regime aberto e a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos quando reconhecida a figura do tráfico privilegiado (art. 33, § 4º, da Lei 11.343/06) e ausentes vetores negativos na primeira fase da dosimetria (art. 59 do CP), observados os requisitos do art. 33, § 2º, alínea “c” e do art. 44, ambos do Código Penal”.


A matéria foi proposta pelo ministro Dias Toffoli, ainda em 2019, no exercício da presidência da Corte, sob a alegação de que o STF vinha concedendo a ordem de habeas corpus para fixar o regime aberto e substituir a pena por medidas restritivas de direitos em casos dessa espécie.


Apesar de 10 ministros terem concordado com a necessidade de fixação do regime aberto e aplicação de medidas restritivas nos casos de tráfico privilegiado, o voto que prevaleceu foi o do ministro Edson Fachin, que acrescentou ao enunciado a análise da reincidência.


O ministro Fachin foi acompanhado pelas ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber e pelos ministros Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Restaram vencidos os ministros Toffoli, Gilmar, Kassio Nunes Marques e Ricardo Lewandowski, que não abordaram a questão da reincidência em seus votos.


Leia a proposta completa aqui.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bastidores da advocacia criminal

Na advocacia criminal acompanhar prisões em flagrante constitui aquilo que pode ser chamado de “ossos do ofício”, não tem dia para ocorrer, tampouco hora para acabar, não é incomum avançar madrugada a

Um estupro a menos: que lição tirar?

No Brasil 1 mulher ou menina é estuprada a cada 8 (oito) minutos, na semana passada a solidariedade de um motorista de ônibus e dois passageiros salvou uma mulher de 38 anos de entrar para essa lista

Crime de Apropriação Indébita no ambiente corporativo

Paula, Ana e Maria (nomes fictícios) enfrentaram processos criminais pelo mesmo motivo, a prática do crime de apropriação indébita (Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou

bottom of page